Câmara Municipal abre trabalhos Legislativos

A Câmara Municipal de Itabaiana-PB abriu seus trabalhos legislativos, referentes ao quadriênio 2017/2020, nesta quarta-feira conforme o Regimento Interno desta Casa.
O presidente declarou aberta a Sessão de Abertura do Ano Legislativo e convidou para compor a mesa da Câmara de Vereadores, o Exmo. Sr. Prefeito Constitucional, Dr. Lúcio Flávio, como também o Vice Prefeito, Dr. José Sinval, que deram a honra de participar da abertura dos trabalhos legislativos.
Em seu pronunciamento inicial, o Exmo. Sr. Presidente, Dr. Pedro José da Silva, saudou a todos e em seguida, trouxe uma fala de boas vindas e de agradecimento. Destacou também pontos importantes: “é com muita honra que neste momento abro a 126ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Itabaiana. Em maio de 1981, foi emancipado nosso município e consequentemente, subtende-se que nesse momento iniciaram-se os trabalhos da Câmara Municipal. E hoje depois de 126 anos, com o apoio do povo, tenho a felicidade de realizar esta abertura juntamente com os demais vereadores que teremos a missão de contribuir com a administração e com o bem estar do nosso povo. Sabemos que municípios pequenos são difíceis seu desenvolvimento, no entanto se contar com o apoio do Executivo, aplicando o recurso público com seriedade e equilíbrio e com o apoio da Câmara de Vereadores, com o apoio da população, por mais que esteja desiquilibrada que esteja as finanças do município, se for aplicado sem se misturar com o dinheiro privado, o recurso dará para fazer muito por nosso município”.
A Sessão de Abertura foi marcada pela participação dos novos Vereadores, que após o Presidente, autorizou a leitura do expediente do dia, ocuparam a tribuna e defenderam seus requerimentos. A exemplo do Vereador Jânio de Santana, que apresentou um requerimento, solicitando explicações à CAGEPA, pelos quais motivos o abastecimento do Conjunto Dr. Aglair da Silva e do Nova Itabaiana ainda não iniciaram, tendo em vista que as obras já estão concluídas. Também defendeu suas proposituras o Vereador José Ubiratan Correia de Melo, que na Sessão, apresentou cinco requerimentos direcionados ao Exmo. Sr. Prefeito Dr. Lúcio Flávio, solicitando intervenções e melhorias, seguido de um Voto de Pesar pelo falecimento do Itabaianense Arnaud Costa.
Os Vereadores Josinaldo Roberto e Izaías Araújo, apresentaram requerimentos também, solicitando ao Prefeito Constitucional melhorias para as suas comunidades. Ocupou também a tribuna o Vereador Rodrigo Feição, que no uso da palavra defendeu seu requerimento que fez veemente apelo ao Chefe do Executivo, para realizar saneamento básico em uma via pública no Distrito de Guarita, afirmou que “a cada real investido em saneamento, economiza-se quatro reais em saúde”. De mesmo modo, o Vereador Suélyo Rogério, apresentou dois requerimentos, que fez veemente apelo ao chefe do executivo e a diretora do DER em Itabaiana/PB. Ocupou também a tribuna o Vereador José Cláudio Neto, que apresentou dois requerimentos e em ambos fizeram veemente apelo ao Chefe do Executivo, que realize a abertura com urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e que seja implantado o reajuste salarial do Piso dos Professores.
Constou também no expediente do dia, o Projeto de Lei 487/2016, que Estabelece critérios para o funcionamento dos equipamentos de som automotivos popularmente conhecidos como paredões do som nas vias, praças e demais logradouros públicos no âmbito do Município de Itabaiana/PB, e determina outras providências.
No Grande Expediente, fez uso da palavra, o Exmo. Sr. Dr. Lúcio Flávio de Araújo Costa, Prefeito Constitucional. Onde em seu discurso, afirmou: “Não imaginava que em uma primeira sessão tivessem tantos requerimentos, provam o nível desta Câmara, eu acredito muito nesta Casa. Tudo que foi pedido é válido e justo, nem tudo caminha da forma que nós queremos, não podemos fazer quatro anos em trinta dias. Agradeço ao convite desta Casa, para estar presente aqui hoje. Esta Casa que ao longo do tempo, tantos serviços têm prestado e colaborado com nosso Município. Nós assumimos um mandato em um momento difícil em nosso país, pois os repasses não cobrem os seus custos. Estou a frente do Governo Municipal há trinta dias, não bastava a crise, mas para colaborar temos os problemas encontrados neste municípios”
A Vereadora Maria de Fátima de Oliveira, Vice presidente desta Casa, em seu pronunciamento, afirmou: “Minha fala é uma apresentação e agradecimento. Agradeço a Deus, minha família, minha mãe, meu irmão e aos amigos e todos que confiaram em mim seu voto e aos que vibraram pela minha vitória. Agradecer ao partido e ao Vice Prefeito por ter confiado em mim a vaga na candidatura. Agradeço ao meu companheiro Ribamar, que não mediu esforços. Nasci na cidade de pilar, mas nessa cidade, construí minha família, minha vida profissional”.
Continuando no Grande Expediente, o Vereador Luiz Antônio de Araújo Filho, trouxe um discurso de agradecimento por ter sido reeleito para este quadriênio. Parabenizou o Prefeito, por demonstrar transparência e honradez, estando presente na abertura dos trabalhos legislativos.
Fez também uso da palavra o Vice Prefeito, Dr. José Sinval da Silva Neto, em sua fala, afirmou: “Hoje nós damos aqui, uma demonstração de democracia. A Câmara teve alguns instantes de cobrar diretamente ao Prefeito ações que vão beneficiar o município. Itabaiana nos últimos quatro anos viveu uma regressão que atingiu a administração como um todo e as dificuldades encontradas pelo prefeito são dificuldades estruturantes… Uma das funções da câmara é fiscalizar, não a fiscalização coercitiva, mas de maneira parceira. Uma administração transparente onde o resultado está sendo mostrado nas ruas. Esta se não for uma das melhores, mas a melhor câmara eleita até hoje. O povo de Itabaiana quer resultado. Deixo aqui meus votos de esperança, dias melhores. Uma Itabaiana crescente. Que possamos ter orgulho de Itabaiana”.
O Presidente, Dr. Pedro José da Silva, agradeceu a presença de todos, ao Presidente do Sindicato, os Secretários, Servidores, ao Fernando, ao Prefeito que trouxe a garantia explicita que está aberto para dialogar com os Vereadores. Afirmou também que a população hoje demonstrou o interesse de contribuir pelo desenvolvimento de nossa cidade. O mesmo convidou a todos a se fazerem presentes nas sessões seguintes. E encerrou a Sessão de Abertura.